As estreias do Corinthians no Brasileirão de pontos corridos

No final do Brasileirão de 2020, eu publiquei no Twitter uma sequência das “finais” do Brasileirão de pontos corridos e hoje da estreia dos campeões nestas mesmas edições. E publico aqui a lista das estreias do Timão nos pontos corridos no Brasileirão. São 17 partidas, 5 vitórias, 5 empates e 7 derrotas; 18 gols marcados e 23 gols sofridos. Foram 10 jogos em casa com 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

30/03/2003 – Corinthians 0 x 3 Atlético Mineiro – Pacaembu

A estreia do Timão nos pontos corridos não foi das melhores. No meio da disputa da Libertadores e de ressaca pelo título paulista conquistado 8 dias antes, sucumbiu diante do Galo, gols de Alexandre, Alessandro e Guilherme. Com campanha irregular, o Corinthians terminou em 15° em 24 times.

21/04/2004 – Ponte Preta 3 x 2 Corinthians – Moisés Lucarelli

Numa quarta-feira, o Coringão amargou uma derrota em Campinas com seu sofrível time de 2004. Marcus Vinicius, Weldon e Roger fizeram pela Macaca e Coelho e Alexandre contra pro Corinthians. Mas depois que Tite assumiu, o time engrenou e terminou em um excelente 5° lugar.

24/04/2005 – Corinthians 2 x 2 Juventude – Pacaembu

Não foi no ano do seu 1° título no formato que o Timão estreou com vitória. Em casa, um empate com o Juventude. Tevez e Marcelo Mattos fizeram os gols corinthianos, enquanto Enilton e Naldo os gaúchos.

16/04/2006 – Grêmio 2 x 0 Corinthians – Olímpico

Também não foi quando estreou como campeão que o Alvinegro venceu. O Corinthians sucumbiu diante do campeão da Série B. Evaldo e Alessandro anotaram os gols gremistas. Naquela edição, após passar até pela zona de rebaixamento, o Timão terminou em 9°.

13/05/2007 – Corinthians 1 x 0 Juventude – Morumbi

Finazzi marcou o gol da 1ª vitória corinthiana em estreias nos pontos corridos, justamente no ano do rebaixamento.

10/05/2009 – Corinthians 0 x 1 Internacional

No retorno à Série A, o Coringão estreou novamente com derrota com um golaço de Nilmar. Por fim, o time fez campanha mediana após conquistar o tricampeonato da Copa do Brasil exatamente em cima do algoz daquela tarde fria.

09/05/2010 – Corinthians 2 x 1 Athletico – Pacaembu

Em um dia das mães, no jogo seguinte a eliminação da Libertadores no ano do Centenário, o Alvinegro venceu de virada o Furacão. Wagner Diniz abriu o placar para o Furacão e os centroavantes Souza e Ronaldo viraram. A luta pelo título em ano tão importante acabou frustrada, mas a campanha foi boa, brigando pela taça até a última rodada.

22/05/2011 – Grêmio 1 x 2 Corinthians – Olímpico

Outra estreia com vitória de virada. Desta vez, fora de casa. Douglas abriu o placar para o Imortal, mas Chicão e Liedson deram a vitória ao Coringão, jogo que marcou a no início da arrancada fulminante com 28 pontos em 10 jogos, fundamental pra conquista do título.

20/05/2012 – Corinthians 0 x 1 Fluminense

No encontro entre os dois últimos campeões, um jogo entre times mistos, já que ambos teriam confrontos decisivos pela Libertadores no meio de semana. Melhor pro futuro campeão e também aquele que seria eliminado na competição continental. Gol de Leandro Euzébio, aliás o 1° gol sofrido por Cássio embaixo da meta alvinegra. Após ser campeão da Libertadores, o Timão não abandonou o Brasileirão, apesar de focar no Mundial, terminando com uma honrosa 6ª posição.

25/05/2013 – Corinthians 1 x 1 Botafogo – Pacaembu

Novamente estreando para defender o título, o Timão empatou com o Botafogo em duelo de recém campeões estaduais. Rafael Marques e Paulinho marcaram os gols. Foi o último gol do volante com a camisa que o projetou no cenário mundial. Com um time desequilibrado, o Corinthians foi muito discreto. Terminou em 10° lugar. Teve a melhor defesa com 22 gols sofridos, mas só fez 27.

20/04/2014 – Atlético Mineiro 0 x 0 Corinthians – Parque do Sabiá

No dia da morte de Luciano do Vale, os alvinegros não saíram de um empate sem gols, algo inédito nas estreias timoneiras no formato. Com um futebol muito pragmático, Mano Menezes deixou o time ao final do ano após a 4ª posição.

10/05/2015 – Cruzeiro 0 x 1 Corinthians – Arena Pantanal

A Raposa vendeu o mando e acabou por inverte-lo. Com maioria nas arquibancadas da Arena Pantanal, o Coringão venceu com um gol de Romero. Poucos imaginavam, mas ali era o início da campanha de título mais dominante nos pontos corridos que já vimos. Maior pontuação histórica até aquele momento, mais vitórias, menos derrotas, mais gols marcados, menos gols sofridos, melhor mandante e melhor visitante.

15/05/2016 – Corinthians 0 x 0 Grêmio – Itaquerão

Na sua 3ª estreia como campeão nos pontos corridos, o Timão estreou seu novo estádio nesta situação. Na à época Arena Corinthians, hoje Neo Química Arena, o popular Itaquerão, o time, que sofreu um absurdo desmanche na inter-temporada, empatou sem gols. Ao final daquela edição, troca de técnicos pelos mais variados motivos e um 7° lugar, fora da Libertadores.

13/05/2017 – Corinthians 1 x 1 Chapecoense – Itaquerão

Vindo de um surpreendente título paulista, o Corinthians começou naquele sábado a caminhada de um de seus títulos mais improváveis da história e também de um inédito turno invicto na competição. Também marcou o 1° dos 18 gols de Jô no certame, que o tornaram no 1° atleta corinthiano artilheiro do Brasileirão. Mas naquele dia não adiantou muito, já que Wellington Paulista empatou.

15/04/2018 – Corinthians 2 x 1 Fluminense – Itaquerão

Uma semana depois daquele 8 de abril, o Timão começava a sua defesa do heptacampeonato nacional. E com vitória. O herói da semana anterior, Rodriguinho, fez os 2 gols da vitória. Richard anotou pro Flu e, pelo visto, garantiu um contrato com isso. Com outro desmanche esquizofrênico, o Time do Povo lutou contra o rebaixamento, apesar de ter sido vice-campeão da Copa do Brasil.

28/04/2019 – Bahia 3 x 2 Corinthians – Fonte Nova

Uma semana após o tricampeonato paulista, o Timão começou o Brasileirão com boas expectativas. Mas já naquela tarde começaram a se frustrar com a derrota de virada. Pedrinho e Clayson marcaram pelo Alvinegro, mas Arthur Cayke, Artur e Rogério deram a vitória ao Tricolor. A campanha terminaria com a 8ª posição.

12/08/2020 – Atlético Mineiro 3 x 2 Corinthians – Mineirão

Jô e Araos até animaram o fiel, mas no 2° tempo, Hyoran duas vezes e Nathan deram um choque de realidade em 15 minutos. Depois de correr risco de rebaixamento, Vagner Mancini chegou e o time até esboçou uma reação, mas as deficiências reapareceram na reta final e restou a 12ª posição.

Boa sorte para o nosso Corinthians Paulista na estreia de logo mais!

VAI, CORINTHIANS!

Deixe um comentário