Corinthians 95 x 86 Vasco da Gama (1965)

Todo dia é dia de Corinthians!!

29/11/1965  Corinthians 95 x 86 Vasco da Gama-RJ

Ginásio: Ibirapuera 

Renê 23, Ubiratan 20, Rosa Branca 12, Edwar Simões 8 e Wlamir 16; Pedro Ives 16. Téc: Moacir Daiuto . 

Otto 11, Douglas 22, Paulista 20, Barone 2 e César 12; Carneirinho 14, Gabiru 4 e Leonardo 1, Téc: ND. 

Taça Brasil de Clubes 1965  –  Final – Jogo 3

Se no futebol a torcida corintiana precisou esperar 20 anos para ganhar seu primeiro título de campeão brasileiro, no basquete a história foi diferente. Logo em sua primeira edição, o timaço do Corinthians, base da Seleção Brasileira, conquistou a Taça Brasil de Clubes, tornando-se dessa forma o primeiro campeão brasileiro de basquete.

Logo após o estrondoso sucesso que foi a partida amistosa entre o Corinthians e Real Madrid (bicampeão europeu), realizada em julho no ginásio do Parque São Jorge, a FIBA resolveu criar um Campeonato Mundial de clubes. Para tanto, as confederações nacionais precisavam apontar seus respectivos campeões para a disputa do Sul-Americano e, consequentemente, o Mundial de Clubes.

Dessa forma, a CBB precisou organizar um campeonato que apontasse o campeão nacional, inexistente até então. Nesse primeiro ano, apenas Corinthians e Vasco da Gama participaram da disputa e o título foi decidido numa melhor de três partidas. No primeiro jogo disputado no ginásio do Clube Municipal, no Rio de Janeiro, deu Vasco da Gama: 83 x 79. Otto, do time da Cruz de Malta, foi o cestinha com 21 pontos. No segundo jogo, disputado no ginásio do Parque São Jorge, deu Corinthians, por 94 x 87, com 25 pontos anotados por Rosa Branca.

A terceira e última partida ficou para o Ginásio do Ibirapuera, reduto corintiano. Contando com apoio da massa alvinegra que lotou as dependências do Ibirapuera, o Corinthians venceu o Vasco da Gama por  95 x 86 e conquistou a primeira Taça Brasil de Clubes, tornando-se oficialmente o primeiro Campeão Brasileiro de Basquete. Renê, com 25 pontos, foi o grande nome da partida; Bira com 20, Wlamir com 16 e Pedro Ives também com 16 também tiveram importante participação na conquista.

Com o título assegurado, o time agora teria o Sul-Americano de clubes como desafio, almejando dessa forma  disputa do Mundial de Clubes que estava marcado para acontecer em janeiro de 1966, na cidade espanhola de Madrid.

Taça Brasil 1965vfdchguytt

Deixe um comentário