Corinthians 3 x 0 Palmeiras (1978)

Todo dia é dia de Corinthians!!

12/11/1978 Corinthians 3 x 0 Palmeiras-SP
Estádio: Morumbi 
Público: 94872

Jairo, Zé Maria, Amaral, Zé Eduardo e Wladimir; Taborda (Cláudio Mineiro), Biro-Biro e Sócrates; Vaguinho, Palhinha e Romeu (Basílio). Téc: José Teixeira.

Gilmar, Rosemiro, Marinho Peres, Alfredo Mostarda e Pedrinho; Ivo, Escurinho (Zé Mário) e Jorge Mendonça; Hamílton Rocha, Toninho e Baroninho (Altimar). Téc: Filpo Nuñez.  

Gols: Sócrates aos 24 e aos 43 e Vaguinho aos 45 do 2º tempo.

Campeonato Paulista 1978 – 1º Turno – quartas de final

Em meio a um confuso regulamento do Paulistão daquele ano, o Corinthians goleia o Palmeiras por 3 x 0 e se classifica para as semifinais do 1ª Turno. O Corinthians que terminou a 1ª fase na 2ª colocação do Grupo C com 26 pontos, dois pontos a mais do que o Palmeiras, primeiro colocado do Grupo D, entendia que deveria jogar pelo empate, por ter somado mais pontos. Porém, o regulamento previa que em caso de igualdade no placar, classificaria a equipe com maior número de gols marcados na 1ª Fase e não o maior número de pontos, critério no qual o Palmeiras levava vantagem, já que o ataque corintiano havia marcado 24 vezes contra 26 do rival.

Muitos times descontentes com o regulamento prometiam chuvas de recursos junto ao tribunal da FPF, sendo o Corinthians um deles caso a equipe fosse desclassificada com um empate. Após um primeiro tempo onde o Timão dominou o jogo, mas não converteu em gols, a história mudou na etapa final. Após Romeu deixar o campo contundido, José Teixeira colocou Basílio no meio de campo e avançou Sócrates para jogar próximo de Palhinha no ataque.

A tática surtiu o efeito necessário e o que se viu foi a dupla acabando com o jogo com tabelinhas infernais. Sócrates com dois gols e Vaguinho fechando o placar foram os artilheiros do domingo e a Fiel Torcida fez a festa, acreditando na possibilidade do bicampeonato.

Deixe um comentário